Diagnóstico da Estratégia

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Definimos os próximos movimentos da empresa

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Conhecemos a realidade das médias empresas: faturamento já ultrapassou os R$ 5 milhões anuais, há uma forma replicável de operar… mas na cabeça do diretor geral há uma sensação de que a coisa pode dar errado caso tome o próximo passo errado.

A planilha de despesas é alta. Falta informação pra saber se os indicadores vão bem mesmo. A gestão evoluiu, mas não há parâmetros pra saber se é a mais adequada. Há tendências e inovações no mercado que agora batem na porta (e apertam as margens)… enfim: há movimentos de negócios diversos para priorizar e falta clareza sobre por onde começar.

O nosso trabalho busca exatamente isso: mostrar opções que a empresa tem para crescer, a partir de uma avaliação técnica – olhando o negócio, o mercado, os concorrentes e as opções estratégicas. Com isso, a empresa segue o seu caminho sabendo o que realmente é prioridade e dominando o seu campo.

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Encontramos oportunidades práticas de aumento de receita e diminuição de custo

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Neste trabalho, olhamos a fundo os números da empresa. Solicitamos DRE, Fluxo de caixa, relatórios comerciais, enfim, subsídios para avaliar o negócio hoje e através do tempo. Comparamos estes números historicamente e com os concorrentes.

Por que comparamos historicamente? Quando menor, a empresa tem vantagens de eficiência – consegue fazer muito mais com muito menos. A tendência é que, ao longo do tempo, ela vá perdendo isto. Nosso trabalho é reencontrar estas evidências, avaliar se ainda são pertinentes ao negócio e sugerir reimplantá-las.

Por que comparamos com os concorrentes? O empresário fica muito centrado nos seus números. “33% de CMV é bom?” Depende. “Os concorrentes têm 40%? O mercado em si vem passando por um momento de aumento dos custos?” Talvez nestes cenários, sim, mas, pra saber, só buscando as informações de referência.

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Avaliamos o mercado objetivamente

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O que precisamos saber: quais os critérios de decisão hoje do cliente, como as empresas estão posicionadas nestes critérios de decisão e como o cliente compra e percebe os produtos existentes no mercado. Elaboramos mapa perceptual, matrizes diversas, mas o mais importante é que trazemos as implicações práticas do que a situação do mercado significa para o futuro da empresa.

Exemplo 1: cliente é uma incorporadora de edifícios residenciais em POA. Identificamos que ele e toda a concorrência estavam lançando imóveis classe A (por $/m², design e acabamento) que competiam diretamente com os players mais fortes. Até aí, tudo bem, não há problema em ir contra as empresas referência. O problema é desconhecer isso. Este mesmo estudo mostrou outros dois segmentos pouco atendidos, que nosso cliente poderia se posicionar para atender e que levariam ele a ter resultados maiores, com menor esforço – Tudo ainda passivo de análise adicionais, mas já representando um bom caminho.

Exemplo 2: cliente é uma fábrica de bens de consumo. Ao entrevistar 3 das principais redes varejistas atendidas pelos produtos dele, tivemos acesso a relatórios que mostravam como, pouco a pouco, o tipo de produto vendido pelo nosso cliente estava sendo substituído por um produto concorrente mais simples de produzir e com melhor margem. Nosso cliente tinha todas as competências para vender este produto também. Isto serviu para já orientarmos o aumento de investimento em pesquisas nesta linhas.

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Organizamos uma conversa sobre tendências 100% prática

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Sabemos: tendências são importantes. O ponto é: mais importante do que discutir tendências é antecipar/implementar elas. Com este viés, organizamos a discussão a partir de 5 pontos:

Indicadores do segmento: identificamos os principais números do mercado e da economia, tornando claro o que eles dizem sobre o acirramento da concorrência e aumento da demanda por diferentes produtos.

Visões de futuro para o segmento: compartilhamos cenários de mercado que os especialistas da região entendem ser plausíveis. Com isso, é possível avaliar produtos que deveriam ser lançados, inovações para investir, enfim, diferentes temas que devem ser avaliados em maior profundidade.

Inovações recentes no segmento: um estudo organizado sobre startups e tecnologias já existentes no mercado, em que grau estão e como podem gerar mais resultados para a empresa.

Práticas para aumento de resultado: listamos ações que, efetivamente, aumentam receitas e diminuem custos com níveis de risco controlados – a julgar pelos exemplos práticos de concorrentes que trazemos para a discussão.

Movimentos de crescimento de médias empresas no segmento: Apresentamos um menu que cobre a maior parte dos movimentos acionados por empresas similares ao cliente no Brasil e na Região – que representem crescimento na participação de mercado e/ou aumento na margem de lucro. Fazemos uma conversa de alto nível sobre estratégias de crescimento.

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Projeto rápido, investimento acessível

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O método que desenvolvemos nos permite realizá-lo em 30 dias. O investimento é baixo – segundo qualquer critério de avaliação de preço, garantimos.

Nosso trabalho é finalizado com uma recomendação de quais ações perseguir, quanto os diferentes caminhos representam em ganhos e como podemos auxiliar o cliente a aumentar seus resultados.

Muitas vezes, evoluímos para projetos com o cliente. Este é um objetivo – impossível negar – mas o que nos realiza no Diagnóstico efetivamente é auxiliar médias empresas a realizarem discussões relevantes sobre seus próximos passos. Com isso, cumprimos nosso papel de criar um ambiente mais propício para empresas e pessoas.

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Quer saber mais sobre o projeto? Entre em contato

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