5 recomendações sobre a revisão da estratégia para 2020

Realizamos vários offsites de estratégia neste fim de ano. Com isso, resolvemos compilar as 5 principais recomendações para aumentar a eficiência das revisões da estratégia.


1) Aumentar a importância das sessões trimestrais revisão da estratégia em comparação com a grande sessão anual

 | Força o debate crítico sobre a estratégia

 | Aumenta a visão de protagonista dos próprios resultados das partes envolvidas


2) Atualizar a estratégia a partir de um portfólio de possíveis iniciativas em diferentes cenários (que deve ser mantido e atualizado frequentemente)

 | Aumenta a riqueza da análise estratégica, ao promover que as iniciativas – caso não priorizadas – possam voltar à discussão no futuro

 | Diminui a ânsia por, em pouco tempo, encontrar a estratégia “bala de prata” – que é cada vez mais difícil


3) Analisar o racional quantitativo das estratégias faz sentido se há informações diponíves 3 anos pra trás e projetadas 3 anos pra frente (mantidas e acompanhadas periodicamente)

 | Diminui o espaço para bias de análise

 | Aumenta a fundamentação para defesa de tendências nos números

 | Restringe a utilização de premissas quanti/quali que distorçam exageradamente os dados da projeção


4) Separar “estratégia” de “melhorias incrementais” durante o debate de alternativas de futuro

 | Acelera o processo de discussão ao apontar as iniciativas que serão priorizadas independente do cenário de futuro

 | Estabelece quais são os grandes debates e as maiores tomadas de decisão a serem feitos durante a revisão da estratégia


5) Comparar estratégias de crescimento e projetos de implementação a partir de portfólios de risco e retorno

 | Estabelece que o critério de decisão será melhor relação risco/retorno

 | Diminui a probabilidade de que as decisões sejam tomadas com base na existência percentual de mais lideranças avessas ou simpaticas ao risco/retorno


Estas são algumas das recomendações que temos levado para dentro das discussões sobre estratégia com as lideranças de médias empresas e grupos empresariais. Elas fazem sentido para você? Há outras que você identificaria? Fique à vontade para compartilhar sua experiência conosco. Sucesso no processo de revisão da estratégia!



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Texto por André Atarão, Sócio Fundador da Alfaiate . Consultoria em Estratégia.

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