RD on the Road POA 2017 | 15 dicas de ouro sobre Inbound Marketing

Esta semana, a Alfaiate foi conferir mais uma edição do maior evento itinerante de inbound marketing do Brasil. Nosso tema é a estratégia, tudo bem, mas acabamos cruzando com o inbound em quase todos os projetos que realizamos. Por ser assim tão recorrente vamos sempre atrás do que há de mais vanguardista nele. Neste post, separamos as 15 dicas que o André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais, trouxe na palestra principal do evento. Vocês vão ver que as dicas variam no grau de aplicabilidade, mas temos certeza que vão ajudar muitas empresas ou chamar a atenção para temas novos. Vamos a elas então:

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#1 | + Landing Pages = + Resultados

Se o orçamento de Marketing / digital for reduzido, vale apostar todas as fichas em LP. A ideia é que elas são boas para rankeamento no google e trazem leads com alta intenção de compra – quando levam à conversão.

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#2 | 1 Conteúdo com 1 objetivo

Dica que faz sentido para quem trabalha posts com várias ideias de conversão ou email marketing com vários endereçamentos. O ideal seria simplificar e ter um foco para cada iniciativa dentro de uma campanha.

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#3 | 1 objetivo para 1 canal

Conteúdo direcionado a dores, problemas? Google. Conteúdo sobre curiosidade ou algo que está acontecendo na atualidade? Redes sociais. Abordar fases diferentes da jornada de compras? Email.

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#4 | Transforme a produção de conteúdo em processo

“Se a criação depender apenas de inspiração, é bem possível que você não criará o bastante para que a falta de inspiração deixe der ser problema”, trecho da palestra. Vale gerar banco de ideias, usar template de publicações e levar em conta as dicas do item #3.

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#5 | Faça as referências te promoverem

Para ser referência, é preciso que as atuais referências te promovam. Para isso, vale: entrevistar referências e postar como conteúdo, fazer estudo de casos, publicar matérias com “as x melhores empresas em tal segmento” ou promover prêmios individuais para profissionais.

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#6 | Faça co-marketing

“Promover conteúdos junto com fornecedores, concorrentes ou empresas que tem o mesmo target que você é normalmente melhor para gerar resultados do que fazer tudo sozinho o tempo todo”, trecho da palestra.

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#7 | Dê uma chance para as notificações

“Atualmente, grande parte da nossa conversão de visitantes para contatos, na Resultados Digitais, vem do botão de notificações que surge quando a pessoa abre a nossa página”, trecho da palestra. Sugestão de funcionalidades: pushcrew (para chrome) e leadzapp (para facebook).

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#8 | Desmassificar o email… mas manter contato nas redes sociais

Muitos contatos no email sem resposta podem fazer o seu endereço ser taggeado como spam. A funcionalidade de anúncio social permite subir uma lista de emails sua e se comunicar, nas redes sociais, com as pessoas que estão no seu email, mas fora dele. “Um novo canal e a possibilidade de trabalhar uma nova linguagem aumentam as chances das pessoas ouvirem a sua empresa com a atenção necessária”, trecho da palestra.

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#9 | Vá ao cliente onde ele já foi

Gmail Ads, Customer Affinity e Export Twitter Followers são formas válidas de achar clientes que tem interesse no seu tema, na sua empresa e até na sua concorrência.

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#10 | Converta no blog também

Funcionalidades de captura de contato na saída (exit pop up) e a prática de content upgrade (trabalhar ofertas de conteúdos full em postagens simples sobre o tema) são boas formas de gerar conversão.

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#11 | Promover para fãs primeiro

Funcionalidade do Facebook “anunciar para quem reagiu a minha página recentemente” oferece essa solução. Com isso, o engajamento tende a ser maior nas primeiras 3 horas e as postagens passam a ter maior tendência a ficar ativas na rede social durante um longo período.

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#12 | Emojis em qualquer lugar

Ajudam a chamar a atenção, orientar o pensamento sobre o conteúdo do email e estão na moda.

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#13 | Personalização sempre que possível

“Nome na pessoa no título do email, nome da pessoa na conversa do telefone, nomes são tudo que interessa”, trecho da palestra.

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#14 | Retargeting é barato e funciona

Retargeting é a tática de “perseguir” o cliente após ele ter demonstrado interesse em um conteúdo ou produto. Embora pareça abusivo em uma primeira análise, é uma forma confiável para que o cliente, com o tempo, retorne ao seu site e dê sequência no seu contato. Para saber mais, acesse aqui.

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#15 | Leads Ads e Facebook Ads cada vez mais

Muito além dos anúncios, essas duas funcionalidades possuem melhor targetiamento e gerenciamento dos resultados. Para saber mais, acesse aqui.

 

A Resultados Digitais tem uma tendência muito bacana com a qual concordamos: incentivar o compartilhamento de conteúdos de vanguarda e relevância. Fiquem à vontade para compartilhar este conteúdo, seguir as páginas deles e se inscrever na nossa lista de contatos. A nossa ideia é enviar conteúdos relevantes (como este) sobre estratégia e temas de tendência sem encher a caixa de emails de ninguém. Grande abraço!

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Texto por André Atarão, cofundador da Alfaiate . Consultoria em Estratégia.

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