Uma abordagem para o trabalho com estratégia

 

O mercado está passando por muitas inovações: novas tecnologias, formas diferentes de trabalho, desburocratização de atividades. Essas inovações refletem um cenário cada vez mais dinâmico no mundo dos negócios, onde antigos métodos de se planejar e executar estratégia não estão sendo suficientes para o alcance do sucesso nos negócios. No livro  Jogar para Vencer, de A.G. Lafley e Roger Martin, os autores apresentam o que consideram a essência da estratégia: não um conjunto de planos e objetivos, mas uma cascata integrada de escolhas que posicionam a empresa rumo à sua aspiração de sucesso. As escolhas interagem entre si e evoluem com o tempo de forma orgânica.

1. Aspiração de Sucesso

É o objetivo maior de a empresa existir. Essa visão motiva todos dentro da empresa a darem o seu melhor. Tendo clara uma noção compartilhada de sucesso, os resultados individuais e, consequentemente coletivos, são ampliados. A aspiração de sucesso se divide em duas partes:

1.1 Propósito

Razão da empresa existir e a diferença que ela faz para suas partes interessadas.

  • O que nos inspira?
1.2 Visão de sucesso

Descrição clara do que é sucesso para o grupo.

  • O que é sucesso para nós?

2. Campo de ação

Campo de ação é onde a empresa irá atuar para alcançar sua aspiração de sucesso. Estabelece restrições de o que fazer, como fazer, com quem atuar e onde atuar.

2.1) Região geográfica
  • Em que cidades, estados ou países atuaremos?
2.2) Tipo de produto ou serviço
  • Que tipos de produto ou serviço ofereceremos?
2.3) Segmentos de clientes
  • Que grupos de clientes buscaremos alcançar?
  • Que necessidades atenderemos?
2.4) Canal de distribuição
  • Como alcançaremos o cliente?

3. Condições de Sucesso

Aqui o objetivo é tornar clara todas as condições que devem ser alcançadas para que a empresa atinja sua aspiração dentro do campo de atuação.

  • O que precisamos ser?
  • O que precisamos ter?
  • Como precisamos ser reconhecidos?

4. Competências e processos chave

Para as condições explicitadas a cima é preciso ter claro quais serão os principais processos a serem executados pela empresa e que competências deve-se possuir para que a condição se materialize.

  • Que principais competências precisamos ter?
  • Que processos chave precisamos executar?
  • Quais são as primeiras ações que devemos executar?

5. Métricas e metas para avaliação

As métricas retratam como a empresa irá medir se está no caminho de atingir seus objetivos traçados nos temas anteriores.

  • Como medimos se estamos próximos da aspiração de sucesso?
  • Como medimos a efetividade dos principais processos?

Já as metas podem ser definidas utilizando-se de métricas de avaliação, definindo o período de vigência da meta e determinando um valor numérico.

No caso das empresas, é fundamental que uma ou mais metas contemplem indicadores financeiros, como faturamento, margem, lucro líquido, etc.

Responsabilidade Alfaiate Consultoria em Estratégia

Temos a responsabilidade de responder a essas perguntas fundamentais, mesmo que as respostas não sejam fáceis ou imediatamente práticas. Construir mecanismos para encorajar o debate é a melhor maneira de tirar essas questões fundamentais das sombras e colocá-las no centro das nossas pautas, onde elas pertencem.

Junto da liderança da empresa, nós, da Alfaiate Consultoria em Estratégia possuímos vasta experiência em projetos de estratégia dos mais variados segmentos. Identificamos os entraves que impossibilitam a implementação das ações para, a partir disso, promover o crescimento dos negócios.

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Texto por João Pedro Bassani, Analista de Negócios da Alfaiate . Consultoria em Estratégia.

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