Diagnóstico – Análise de Tendências

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A análise de tendências é a terceira parte do caderno de Diagnóstico da Estratégia. Com foco na apresentação de opções que podem influenciar o futuro da empresa sob diferentes prismas, o compilado tem como objetivo estruturar a conversa sobre as possibilidades de futuro da empresa no médio e longo prazo.

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A análise de tendências complementa o diagnóstico da estratégia

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Apoiado na análise de performance, que avalia os resultados da empresa, e ao caderno de posicionamento, que avalia o mercado, o caderno de tendência busca elucidar os próximos passos da organização. O estudo é composto por cinco partes apresentadas abaixo.

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#1 Avaliar a implicação prática dos indicadores macroeconômicos

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É comum empresas tomarem decisões que são baseadas em indicadores de mercado sem terem consultado os dados efetivamente. A apresentação dos dados do segmento e da praça de atuação auxilia gerando base para o cliente e trazendo a interpretação da consultoria sobre as informações, mostrando o que deve ser esperado para os períodos seguintes. Com base nisso, são tomadas decisões que aproveitam o que a empresa tem de melhor.

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#2 Conhecer a visão dos especialistas sobre o comportamento dos clientes da região no futuro

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Através de entrevistas em profundidade, é possível trazer à tona as principais percepções das pessoas próximas ao cliente sobre novos produtos e serviços. Com base nestes aspectos, é possível priorizar produtos, tecnologias e demais temas que devem ser analisados com maior detalhamento.

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#3 Conhecer inovações relevantes no segmento

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Aqui apresentamos dois pontos: as inovações efetivamente (grau de maturidade e exemplos de aplicação) e empresas inovadoras que representem modelos economicamente viáveis para explorar estas inovações (startups). A partir da análise, é possível entender como a empresa deve se comportar nocurto, médio e longo prazo para absorver as inovações mais consagradas e se preparar para as mudanças e volatilidade tecnológica.

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#4 Ter uma lista de ações práticas de rápida implementação e aumento de resultados

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Práticas são iniciativas que apresentam risco baixo e um retorno satisfatório. Representam aquele conjunto de mudanças que, em qualquer cenário, recomendamos a recomendação para nossos clientes. O impacto que elas oportunizam pode ser tanto o aumento de receitas (ex: “mais vendas”, ou “aumento dos valores gastos pelos clientes”) ou redução de custos (ex: “diminuição do gasto de pessoal”, ou “diminuição do custo de material vendido). São de rápida implementação e podem entrar no dia-a-dia na empresa assim que apresentadas.

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#5 Analisar diferentes possíveis estratégias de crescimento para a empresa

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A última parte do caderno tem o objetivo de expor as possibilidades de crescimento da empresa. Na prática, a empresa recebe um menu com uma quantidade relevantes de alternativas para vencer no mercado. Estas podem ser tanto ampliando suas atividades-fim (ex: “compra de fornecedor ou cliente”) ou mantendo suas atividades principais (“mudança de produto”, “cliente”, “canais de distribuição” e etc). Em cada exemplo de estratégia trazemos sempre um case real para dar concretude a como o cliente pode implementar aquele movimento. Tipicamente, esta análise é aquela que mais levanta hipóteses a ser aprofundadas em um projeto de definição da estratégia.

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Próximos passos

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Com a empresa tendo sido analisada nas perspectivas de performance, posicionamento e tendências, o trabalho ruma para um estudo de recomendação, onde será proposto um projeto mais profundo para aproveitar as oportunidades mapeadas. Estas oportunidades tanto podem ser um aspecto específico mapeado em um dos cadernos, quanto uma junção entre análises apontados nos cadernos um, dois e três. É importante frisar que independente da composição, a Alfaiate se compromete a recomendar o projeto que mais promove o crescimento do cliente e que ao mesmo tempo endereça o tema mais latente de melhoria.

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