Etapa 1 de 4 | Encontrar o desafio estratégico da organização

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“Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum”

– Frank Clark.

o que é desafio estratégico?

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O desafio estratégico é um obstáculo ou oportunidade que o negócio precisa endereçar abordado de maneira condizente com o momento atual da empresa. Pode se referir a um tema muito específico (“como igualar o faturamento da concorrência com a venda de projetos de acompanhamento, em um momento em que os negócios estão estagnados”) ou abrangente (“como reorganizar a minha empresa para a sucessão no momento em que a empresa está em pleno crescimento?).

Todas as organizações possuem problemas. O coordenador pensa “Nosso principal produto vende menos do que o da concorrência desde o lançamento”, o gerente pensa “a eficiência do setor de vendas para lojas está abaixo do planejado desde que começamos a medir” e o dono pensa “o faturamento está estagnado desde que o concorrente X entrou no mercado”. São diversas situações, diversos pontos de vista. Como  as organizações entendem que todos os problemas são importantes, tentam (ou não) atacar todos. Neste processo, acabam paralisando. Mas o que impede as organizações de darem um passo a frente? Não é a quantidade de problemas em si, mas, sim, a incapacidade de enxergar o desafio maior a ser superado, aquilo que origina os problemas que as pessoas dentro da empresa vão sentindo.

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“o que impede as organizações de seguir adiante é a incapacidade de traduzir os problemas em um desafio maior”

 

Entendemos que encontrar apenas o desafio não garante o avanço da empresa, afinal, se conhecemos exatamente o que estamos enfrentando, mas não sabemos com o que contamos para contornar a situação, é difícil ter confiança de que a empresa realmente pode avançar. Quando conhecemos a nossa situação e a levamos em conta, dizemos que o desafio se tornou um desafio estratégico. Podemos achar algumas pistas dela na relação “como está a minha empresa” versus “como está o mercado”. Por isso é importante levar em consideração todos os elementos que envolvem e influenciam a situação.

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“entendemos como desafio não apenas a dificuldade enfrentada pela organização, mas também o contexto em que ela esta inserida”

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_como identificar um desafio estratégico?

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O primeiro passo é identificar o(s) problema(s) da organização. Aqui temos duas mensagens. A primeira: um problema pode ser bom ou ruim. Não é a ideia pensar apenas naquilo que não está funcionando, é recomendável pensar também nas questões que poderiam melhorar ainda mais o negócio. A segunda mensagem é que definir um problema de uma maneira completa é fundamental para conseguir enxergar o verdadeiro desafio por trás dele. Observando um problema já nos apresentado, “as vendas caíram”, conseguimos chegar em uma conclusão juntos: ela não sugere um desafio maior por trás, porque não retrata uma situação. Vamos lá: as vendas caíram. Tudo bem, mas quanto? Em referência ao quê? Desde quando isso ocorre? Talvez com essas informações teríamos mais condições. Por isso, não subestime a definição de um problema, mesmo que pareça simples, busque entender o fato por partes.

“defina o problema de forma completa, buscando entender a situação”

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Vamos ao segundo passo agora: saber priorizar os problemas. Tentando endereçar um, acabamos definindo mais de um problema. É uma situação normal, todos passam por isso. Com várias situações, como saber quais são mais relevantes para o negócio? Saber priorizar é chave para identificar o verdadeiro desafio da empresa. Oferecendo uma orientação nesse processo, os problemas mais frequentes, com maior impacto no curto ou médio prazo e com soluções atuais não muito boas podem ser a prioridade._

O terceiro passo é fazer a leitura do desafio. Buscando ler além do problema, podemos encontrar uma relação direta: um problema origina um desafio. Também podemos encontrar uma relação composta: vários problemas dão forma a um único desafio. Independente disso, entendemos que esta leitura é o ponto crítico do trabalho de estratégia e que cada pessoa pode ver algo diferente, com diferentes níveis de exatidão. Por isso, orientamos que as empresas se questionem sobre diferentes perspectivas do problema e de possíveis soluções de maneira bastante abrangente antes de definir pontualmente qual seria o desafio.

“faça uma leitura do desafio e identifique o momento da organização “

 

Com isso em mente, o passo final é a identificação do momento em que a empresa está para abordar o desafio. Acreditamos que as organizações vivem momentos diferentes: de sobrevivência, de consolidação e de crescimento. O momento de sobrevivência sugere que a organização possui uma posição desfavorável frente ao mercado. O momento de consolidação remete à situação em que a organização se encontra de igual para igual com o mercado. Já o momento de crescimento indica que a organização está em vantagem e dispõe de tudo que é preciso para avançar. Os diferentes momentos são traduzidos em um ciclo continuo e dinâmico, que a organização pode viver diversas vezes durante a sua trajetória. Saber em que momento do ciclo a empresa se encontra permite entender tanto as limitações quanto as vantagens de atuação.

O desafio estratégico se consolida como a leitura do desafio que a organização deve superar mais a leitura do momento que a organização vivência.

E então, qual o desafio estratégico da sua organização?

esquema desafio estratégicoesquema momento da empresa

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