Etapa 2 de 4 | Identificar as informações relevantes para o desafio estratégico

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“Se tudo é importante, então nada é importante”
– Patrick Lencioni.

 

 

Como saber o que é relevante?

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Agora que o desafio estratégico é conhecido, você deve buscar as informações que servirão de suporte para a tomada de decisão. Mas como identificar as informações relevantes para a organização? Nesta etapa muitas empresas paralisam: ou travam na hora de pesquisar as informações porque não sabem por onde começar ou pesquisam tanta coisa que não conseguem avançar. Para responder à grande pergunta do desafio, é necessário buscar as respostas certas e ser preciso.

Isso não significa fazer uma pesquisa longa e complexa. O ponto é conseguir identificar o que você precisa saber para superar o desafio.  E mais, o que será feito para conseguir as informações, sem perder o foco para o que é realmente importante.

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“o ponto é conseguir identificar o que você precisa saber para superar o desafio”

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O primeiro passo é definir a amplitude da sua pesquisa. Ela pode ser abrangente ou especifica. Queremos uma pesquisa geral sobre novas oportunidades de atuação no mercado? Pesquisa abrangente. Queremos saber se, para desenvolver um novo produto, montamos uma equipe interna ou contratamos uma empresa terceirizada? Pesquisa específica. A primeira nos dá um panorama geral sobre a questão. A segunda nos dá, praticamente, uma resposta de duas ou três linhas de explicação. Há questões de disponibilidade de conhecimento, tempo, pessoas e capacidade de investimento que influenciam para a escolha da pesquisa. “Do que você precisa para resolver o desafio?” Tenha isso em mente sempre.

Definindo o tipo de pesquisa, delimitamos os temas que serão abordados. Eles são basicamente os grandes grupos de conteúdo onde você vai buscar informações: “para saber como reposicionar a nossa empresa, precisamos entender como os concorrentes se organizam hoje em dia, desenhar o perfil do público alvo e buscar tendências úteis ao nosso mercado”. Isso é importante porque nivela as expectativas sobre a pesquisa. Não poderá ser surpresa para as pessoas se, ao final da pesquisa, determinado tema não tiver sido endereçado. Afinal, tudo terá sido acertado antes.

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“os temas são os grandes grupos de conteúdo onde você vai buscar as informações”

 

Chegamos a um ponto fundamental, mas que normalmente é deixado de lado: a definição dos parâmetros de pesquisa. O que são parâmetros de pesquisa? São informações que servirão de referência para a análise das informações coletadas. Desta forma, à medida que você conseguir as informações que contemplam os parâmetros que você definiu, você saberá quando a pesquisa deve se dar por encerrada.

Exemplo: “como saber se eu devo criar um novo centro de distribuição para os meus produtos a 500km do principal?”. Recorrendo aos passos anteriores, sabemos que essa é uma pesquisa específica (queremos uma resposta) e que os temas importantes para a decisão são “expectativa de aumento de receita”, “valor total de investimento” e “ganhos adicionais em relação à concorrência”. Mas esses temas por si só não respondem de forma clara e precisa se o investimento faz sentido ou não. Agora, se estabelecermos que o parâmetro de análise é “o percentual de aumento da receita sobre o total investido precisa ser superior a 20%” e “precisamos passar a ter uma vantagem que a concorrência não tem e não possa copiar em até um ano”, conseguimos dizer quando o projeto pode ser, quase que automaticamente, validado. Esta lógica é similar para as pesquisas do tipo “abrangente”.

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“os parâmetros são informações que servirão de referência para a pesquisa e que orientarão a coleta das informações”

 

Como coletar e analisar informações sem exagerar?

 

Com todos os pontos definidos, o último passo é estabelecer os meios de coleta das informações mais adequados. Podemos fazer entrevistas, questionários, conversas com especialistas, pesquisa em base de dados: as opções são diversas. O ponto é saber qual a opção que melhor se encaixa com a necessidade de informação e com o panorama atual de investimento, conhecimento, tempo e pessoas disponíveis.

A análise exige da organização sensibilidade para fazer uma leitura completa e precisa dos dados obtidos. Este é o momento de trazer à tona todos os fatos e verdades do desafio estratégico e as informações relevantes para a tomada de decisão. Assim, você poderá tirar uma conclusão sobre a situação, antecipando uma solução para o seu desafio.

E então, como você vai identificar as informações para superar o desafio estratégico da sua organização?

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Em breve próximos vídeos!


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